Gestão de Conflitos Organizacionais

Os conflitos fazem parte do dia-a-dia da vida empresarial, podendo ocorrer dentro ou fora dos muros da corporação, ou seja, entre os colaboradores e equipes e entre empresas e seus relacionamentos comerciais com parceiros, fornecedores, compradores, bancos, enfim toda cadeia que compõe o sistema empresarial. 

Se reconhecidos e bem geridos, os conflitos impulsionam avanços, inovações, novas estratégias para a superação de crises, com a manutenção, recuperação e desenvolvimento da vida empresarial. Por outro lado, os impactos de conflitos que não são percebidos, mensurados e geridos de maneira apropriada podem ser devastadores para o sistema corporativo.

O custo direto e indireto do conflito é tema que merece atenção. Perda de foco, de talentos, de chances, de mercado, investimentos mal direcionados, sabotagens, greves são alguns dos exemplos de custos indiretos do conflito, ao lado dos custos diretos com conflitos que chegam ao Poder Judiciário ou à Arbitragem.

O D’Accord, por meio de equipe especializada, desenvolve programas especialmente desenhados para o ambiente organizacional de empresas de todos os portes, privadas, públicas, organizações do terceiro setor, nacionais, multinacionais. 

Os programas contemplam a realização de diagnósticos, treinamento de colaboradores, criação e acompanhamento de núcleos especializados em processos de geração de consenso, com atendimentos realizados por colaboradores internos e externos à empresa focados em meios privados e consensuais de prevenção e gestão adequada para cada espécie de conflito, com destaque para a facilitação de diálogos, negociação e para a mediação. 

Os desafios atuais são enormes. Uma gestão eficiente corporativa inclui e contempla a promoção e implantação sustentável de uma política institucional de prevenção e gestão de conflitos das relações organizacionais e comerciais.