Mediação
Entendemos a mediação como uma forma de condução de conflitos interpessoais por meio de um terceiro, mediador, especialmente capacitado, que auxilia os envolvidos a restabelecer a comunicação, buscando a compreensão do conflito e a construção do consenso.
Em apertada síntese sobre a sistemática utilizada, o mediador, sempre imparcial e sob sigilo profissional, atua por meio de técnicas específicas como um qualificado facilitador da comunicação entre os envolvidos que, de maneira voluntária, se reúnem por algumas vezes (o número de encontros depende de cada caso), até que tenham chegado a um entendimento, seja sobre a realização de um acordo, seja sobre a necessidade de conclusão do procedimento de mediação.
Ao término do procedimento, caso seja necessário, será redigido um termo de acordo, que, em função da sua natureza, poderá ser levado à homologação judicial pelos advogados dos envolvidos.
A mediação pode ser aplicada em diversos âmbitos, tais como o empresarial, familiar, escolar e comunitário.
Mediação Empresarial
Mediação Empresarial é uma área de atuação que beneficia a resolução de conflitos entre os participantes de toda a cadeia de valor de uma empresa, os “stakeholders”.
Mediação Familiar
Mediação familiar é um instrumento de condução e pacificação de conflitos nas discórdias que ocorrem nas relações interpessoais familiares.
Mediação Escolar
A escola é espaço por excelência de interação e aprendizagem, é território fértil para Mediação. Existem diferentes grupos que se envolvem: alunos, pais, professores e colaboradores em geral.
Mediação Comunitária
As comunidades, aqui entendidas como núcleos habitacionais geralmente encontrados nas periferias das grandes cidades, são sistemas complexos, onde um grande número de pessoas.